segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Massagem Ayurvédica (Abhyanga) Método Kussum Modak

Antiga massagem criada na Índia. Relaxa, harmoniza corpo e mente com seus movimentos de estiramento, alongamento, pressão de pontos vitais, harmonização e desbloqueio de chacras. A massagem é parte integrante da medicina ayurvédica que tem como base as ervas medicinais, nutrição e alimentação, modo de vida correto, massagens, consciência corporal e até meditação.

A massagem de corpo inteiro é feita com óleos naturais para facilitar o deslizamento e é acompanhada por um pó que ajuda na fricção. Antes de dar início ao tratamento, a pessoa interessada preenche um formulário que tem como propósito diagnosticar o seu “DOSHA”. Segundo o dosha, se escolhe o óleo, o horário do dia e a modalidade da massagem – quer dizer mais suave, mais sutil ou mais forte.

três doshas conhecidos como Vata, Pitta e Kapha e estão relacionados com os cinco elementos: terra, água, fogo, ar e éter. Cada região do corpo está relacionada com um dosha. De modo grosseiro ficaria assim: dos pés até os joelhos (terra), dos joelhos até as cadeiras (água), o abdômen e estômago (fogo), da região do coração até a testa (ar) e da testa ao topo da cabeça (éter). Em ayurveda se crê que a energia flui dos pés para a cabeça – isto é da terra para o éter. Por isso a massagem segue sempre esse circuito ascendente. Não há movimentos para baixo a menos que sejam indicados pela própria energia.

Por fim, os três doshas determinam a constituição física, emocional, psicológica, mental e espiritual da pessoa. Além dos doshas pessoais, a massagem ainda leva em consideração os três GUNAS que são estados da energia universal. E nesta visão, o corpo é parte do universo.

Os três gunas são: Sattva, Tamas e Rajas. Na filosofia ayurvédica, Sattvas, Tamas e Rajas são o que move o universo. Em um simples dia, podemos percorrer os três estados. No estado sáttvico somos mais leves e contempladores. Em Tamas somos mais inativos, apáticos e em Rajas seremos agitados. Um desequilíbrio dos três gunas é perigoso. A massagem lhe ajudará a harmonizar todo esse complexo de energias que é o seu universo corporal, pessoal.

A modalidade de massagem ayurvédica praticada no Brasil foi organizada e divulgada pela mestre Kussum Modak de Puna, Índia. Nesta variedade, a mesagem acontece no chão - isto é não é macas!

Nenhum comentário: