O Centro

Em 2003 abri um espaço em Foz do Iguaçu onde oferecia massagem ayurvédica, especialmente. Era no saudoso e maravilhoso chalé na Avenida das Cataratas, próximo ao Mboicy. Por motivos que hoje já esqueci, não preserverei e fechei o local. Agora, anuncio, com muita alegria, que o espaço está de volta. Tudo é pequeno. Agora chamado de Centro de Atividades Neblina Criativa, o espaço atual é só para começar.

É uma edícula de três peças. Uma peça, serve de sala de reunião que também recebe o nome de Templo Zorba o Buda (ZoB). É um espaço livre e vazio sem compromisso com qualquer religião. Aqui se conversa, se escuta música, se celebra a vida, se organiza passeios, fazemos meditação zen, quieta e meditação dançante além de praticar a cura em grupo. Foi OSHO quem deu ao mundo a ideia de Zorba o Buda. Ele explicou:

"... Zorba, o Buda é o fim de todas as religiões. Ele é o início de um novo tipo de religiosidade que não precisa de rótulo – cristianismo, judaismo ou budismo. A pessoa simplesmente curte a si mesma, curte este imenso universo, dança com as árvores, brinca na praia com as ondas do mar, coleciona conchinhas do mar sem qualquer propósito – apenas por pura alegria. A maresia, a areia fresca, o sol nascente, uma boa corrida – o que mais você quer? Para mim, isto é religião – curtir o ar, curtir o mar, curtir a areia, curtir o sol – porque não existe outro Deus além da própria existência. Zorba, o Buda, por um lado, é o fim do velho homem – de suas religiões, suas políticas, suas nações, suas discriminações raciais e todos os tipos de estupidezes". Por outro lado, Zorba, o Buda é o início de um novo homem – um homem totalmente livre para ser ele mesmo, permitindo sua natureza desabrochar. Não existe conflito algum entre Zorba e Buda. O conflito foi criado pelas chamadas religiões..." Existe algum conflito entre seu corpo e sua alma? Existe algum conflito entre a sua vida e a sua consciência? Existe algum conflito entre a sua mão direita e sua mão esquerda? Todos eles são um em uma unidade orgânica. O seu corpo não é algo a ser condenado, mas sim algo ao qual se deve estar agradecido, porque ele é uma das grandes coisas da existência, a mais milagrosa; o seu funcionamento é simplesmente inacreditável. Todas as partes de seu corpo funcionam como uma orquestra..."


A outra sala, é um espaço consagrado a atendimento particular e atividades de cura chamado apropriadamente de Ateliê de Cura. No conjunto se trabalha com Reiki de várias tendências, massagem (abhyanga / ayurveda) e outras técnicas que você só conhecerá vindo aqui. Dê uma olhada na coluna direita do blog. Ha detalhes gerais sobre atividades na área terapéutica, ecológica, ambiental, ecospicoturismo e outras.

A terceira sala - é um banheiro seco, quer dizer sem descarga. Acho que a água foi criada para que seja bebida, para que flua, para que batize gente e não como força propulsora de dejetos e esgotos. Não necessitamos gerar a espécie de dejetos tão nocivos aos rios, lagos e mares do Planeta. É parte do ativismo ecoambiental e ecoespiritual. O Centro de Atividades Neblina Criativa prega a adaptação à pelo menos 30 princípios.


Neblina Criativa
O conceito de Neblina Criativa pertence aos Guarani Mbya do Guairá. Em 2005 publiquei o livro "A Y-Guaçu Secreta - Cataratas do Iguaçu como um Chacra da Terra" onde identifiquei as Cataratas como a "Fonte da Neblina Criativa". Nesse sentido, os participantes do Centro de Atividades Neblina Criativa terão a oportunidade de trabalhar e se divertir na cocriação de um mundo melhor onde a cura seja palavra importante: cura do Planeta, de cada um, da cidade por meio do Reiki das Cataratas e Cahoeiras. (Vista aérea das Sete Quedas, Cataratas extintas no mundo físico que ficava em Guaíra, Paraná, Brasil e Salto del Guairá,Canindeyú, Paraguai).

Desde 2005 recebo visitas de jornalistas e visitantes do Brasil, Argentina, Europa e Estados Unidos. Alguns publicaram reportagens como é caso da revista "Rollingstones" (Brasil). A nenhum pude atender bem por falta de lugar. Às vezes, chamo meu trabalho de Ministerio e por isso disse aos visitantes que "meu ministerio era sem-teto". Agora não - já tem um teto. Todo o trabalho de concretização começou na primeira Lua Cheia de Maio de 2009.


O Centro Neblina Criativa que inclui o Ateliê de Cura é, para mim, um lugar especial. Foz do Iguaçu tem alguns bilhões de reais investidos em Usina Hidrelétrica, Aeroporto, casas e mansões, barracos, piscinas, igrejas, templos, escolas, cadeias e penitenciárias. Mas o Ateliê e o Templo Zorba o Buda, embora pequenos, são, ao meu ver, a primeira construção iguaçuense dedicada e consagrada às Energias das Cataratas do Iguaçu Fonte da Neblina Criativa. É a primeira construção iguaçuense dedicada à Terra e às Energias do Iguaçu. Criada está! Lua cheia de fevereiro de 2011 (17.02)

Fontes: Sem Zorba não há Buda, texto completo
Foto 2: do filme Zorba o Grego baseado no livro de Nikos Kazantzakis
Veja cena do filme Zorba o Grego (A dança de Zorba)
Contato limajac@gmail.com / (45) 8818 1110