domingo, 27 de junho de 2010

Cataratas do Iguaçu como Lugar Sagrado em livro texto do Paraná

Um amor impossível ...

O livro "O Sagrado no Ensino Religioso" * inclui as Cataratas como Lugar Sagrado. Para nós do Centro de Atividades Neblina Criativa, isso é muito importante, pois as Cataratas como Lugar Sagrado passa a ser reconhecida no currículo do estudo da religiosidade no Paraná. O ensino religioso curricular, não-obrigatório é diferenciado da cataquese ou de esforços de conversão levados a cabo por religiõaes organizadas. Visa unicamente dar uma visão global da espiritualidade ou religiosidade na tentativa de criar uma sociedade que entenda o outro e seja tolerante.
Um texto do teólogo brasileiro Leonard Boff introduz o assunto partindo da Lenda das Cataratas. Para o texto, um Lugar Sagrado fala de Deus ou deuses e de pessoas especiais. Destaca ainda sentimentos de bondade e amor - entre outros sentimentos. 

Na foto você pode ver como as Cataratas do Iguaçu, como um ícone sagrado, compartilha o mesmo espaço com o Universo do Candomblé e ainda com o rio Ganges, rio igualmente sagrado para hindus, budistas e bön po tibetanos xamânicos pré-budistas.

* O Sagrado no Ensino Religioso, Biaca, Valmir et al; Curitiba, SEED, 2006,(Cadernos Pedagógicos do Ensino Fundamental)

Nenhum comentário: