domingo, 10 de janeiro de 2010

Um assunto delicado: temos o direito de hastear nossas bandeiras nas Cataratas?




Há dias queria fazer esta publicação. Na foto da parte superior desta postagem vemos a bandeira brasileira hasteada no topo do elevador que leva passageiros da passarela que dá acesso ao Salto Floriano (lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu que leva o nome do Marechal Floriano Vieira Peixoto presidente do Brasil entre 1891-1894), até o nível da BR 469 no Espaço Naipi.

Na foto da parte inferior da postagem, vemos a passarela que dá acesso ao salto deonominado Garganta do Diabo (importante personalidade no crirtianismo, judaísmo e islamismo)no lado argentino das Cataratas do Iguaçu. A passarela está lotada de pessoas que vieram ver as Cataratas do Iguaçu no dia 9 de janeiro de 2010. Se voce clicar na foto para ampliá-la, verá a bandeira azul celeste da Argentina, hasteada na passarela.

As duas bandeiras estão no local correto? O que queremos, brasileiros e argentinos, com a apresentação de nossas bandeiras neste local? É a continuação da ostentação de símbolos nacionalistas em fronteiras, lembranças do velho nacionalismo da cofrontação? Não deveria haver nas Cataratas do Iguaçu um ambiente que desse oportunidade a sentimentos de unidade de todos os povos? Temos o direito de hastear nossas bandeiras aqui? Se as bandeiras representam uma orgulhosa assinatura de seus súditos ou cidadãos, que obra realizamos nós nas Cataratas do Iguaçu que nos dê o direito a assinar em baixo?

Não me refiro aqui a uma passarela, a um hotel, a um sistema de esgoto questionável, ou a um elevador. Pergunto: Quem criou as Cataratas? Qual é sua história? Não é necessário que você me responda: foi Deus! Pense como materialista, espiritualista, como cientista, como anarquista ou como você se sentir mais confortável e me diga é justo que assinemos esta obra?

No meu ver, deveríamos mostrar e exibir nossas bandeiras em todas as partes, publicamente e especialmente sobre aquelas em que tenhamos orgulho de termos ajudado a criar. Em nossas belas e humanizadas cidades, por exemplo! Em nossos centros de saúde desde que respeitassem os cidadãos e não os submetessem a sofrimentos e torturas! Em nossas escolas desde que nossa educação fosse para preparar cidadãos para a liberdade e para a autonomia! Podemos até exibir nossas bandeiras, como fazemos, nos centros de visitação de nossos parques nacionais, especialmente se pudéssemos dizer que conscientemente construímos um Centro de Recepção que levou em consideração questões de 'paz ambiental', porque é bioclimático, porque conserva energia, porque pensou em cada visitante, porque é acessível.

Os lugares mais altos, e os lugares sagrados, os lugares majestosos e de extrema beleza natural como as Cataratas só deveriam ter a assinatura de, segundo a sua crença, Deus, GEA (O Planeta que criou as Cataratas no processo de sua criação) e - me parece que ninguém mais!

Uma obra em relação às Cataratas e às demais belezas do mundo sob a qual poderíamos assinar, inlcuiria, o que fazemos para preservar: para que as Cataratas não sequem; para que o Glaciar Perito Moreno não derreta, só para dar dois exemplos. Essa seria uma bela causa sob a qual todos nós brasileiros e argentinos deveríamos assinar em baixo e até levar nossas bandeiras celeste-verde-amarela para o topo delas! Mas até lá, pensemos em um dia em que que juntos façamos uma cerimônia respaldada pela legalidade e retiremos as nossas bandeiras das Cataratas do Iguaçu.

Nenhum comentário: