segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Vivência, Conceito e Prática em Ecopsicoturismo

Palestra ativa e participativa com vivências. O eco-psicoturismo é a variedade de turismo que combina elementos de filosofia ecológica ou eco-filosofia, ambientalismo e espiritualidade. Eco-filosofia, no sentido defendido por Arns Naess, o filósofo norueguês que propôs os princípios da “ecologia profunda”.

Um outro termo utilizado por Naes é “ecosofia” onde está contido o conceito de sabedoria ligado ao “eco”, à natureza. Esta palestra vivencial pretende propor um “ecoturismo” com ligações com a espiritualidade, por isso o eco-espiritualidade. As vivências incluem atividades ou não-atividades de religação com a Natureza, meditações, além de pinceladas sobre a cosmovisão de diferentes povos e tradições.

As pessoas geralmente não separam as, pelo menos, cinco dimensões da ecologia. A ecologia como ciência. A ecologia como filosofia de vida ou “ecosofia”. A ecologia como plataforma de ação – o ambientalismo, A ecologia ligada à burocracia, legislação e regulamentação que é a ecologia praticada por governos e ONGs que dão apoio às plataformas de ação. Por fim, a ecologia no sentido da execução, imposição e cobrança que é exclusivo da esfera governamental. Essa confusão de plataformas nos levou à presente situação de caos.

Publico alvo:
Secretarias de Turismo, Cursos de Turismo, Organizações de Turismo e Ecoturismo.

Clique aqui para trazer esta palestra vivência para sua empresa, entidade ou cidade. Leia texto sobre eco-espiritualidade.

Nenhum comentário: